.
Estas simples reflexões tiveram como origem uma necessidade interior e uma busca dos meus valores de vida e da minha própria verdade. Foram ressurgindo numa nova descoberta, numa vontade enorme de desvendar o maior segredo da vida. Na busca constante do meu equilíbrio e da verdade. - Ana Paula Oliveira

O Instinto, o intelecto e a intuição

"O intelecto é a forma de funcionamento da cabeça, o instinto é a forma de funcionamento do corpo e a intuição é a forma de funcionamento do seu coração."

O nosso corpo está relacionado com o instinto, é natural, é animal, pertence ao Passado, porque corresponde a uma herança de milhões de anos, traduzida pela evolução, encontra-se a nível físico.

A nossa mente está relacionada com o intelecto, corresponde à barreira da razão, é humana, pertence ao Presente porque atualmente a humanidade está direcionada para o mental e evita o emocional, serve de excelente servidor para a intuição, é a ponte entre o corpo e o espírito.

A nossa consciência está relacionada com a intuição, corresponde à emoção, sentimento, sensibilidade, conhece bem o amor e a beleza, não sabe nada de lógica e matemática, pertence ao Futuro, e encontra-se a nível espiritual.

A intuição viaja sem qualquer veículo, é chamada de salto, ou pulo, porque surge espontaneamente na alma, salta de um ponto para o outro sem haver caminhado passo a passo, como faz o intelecto que caminha passo a passo justificando e ajuizando tudo.

É através do salto que elevamos a nossa consciência.

A intuição trabalha com o incognoscível, com aquilo que não pode ser conhecido, com o verdadeiro sentido da vida...

O equilíbrio humano nasce quando o instinto, o intelecto e a intuição (corpo, razão e emoção) se encontram em harmonia, fluindo, servindo-se um do outro para atingir o êxtase.


Seguir só a razão ou só a emoção não é caminho para equilíbrio, porque somos uma unidade e só podemos dividir para compreender, porque o funcionamento é como um todo.