Resumo do Livro Energia Programada |
"Tudo no universo é composto de força e matéria. A força é o agente ativo, inteligente e transformador. A matéria, é o elemento passivo e plasmável". José Amorim, Energia Programada
As células tronco ou células estaminais são chamadas de células primitivas, são células não especializadas, não diferenciadas e podem ser induzidas, por isso são capazes de se dividir e de se transformar (replicação e duplicação) adquirindo funções específicas.
Está implícito que existe uma Força capaz de transformar estas células primitivas em tão diversos tecidos -diversificação celular.
Existem dois tipos de células tronco: as embrionárias e as adultas.
As primeiras como o nome indica encontram-se nos embriões e são extraídas deles, sendo retiradas deles, estes degeneram, e morrem.
É usada a técnica de desenvolvê-los através de óvulos fertilizados "in vitro".
As células tronco adultas encontram-se nos vários tecidos do corpo: medula óssea, placenta, cordão umbilical, e podem ser retiradas do próprio paciente, aliás tem menor risco de rejeição, enquanto os células tronco embrionárias implicam um maior risco e até formação de tumores.
O principal objetivo do uso destas células além da pesquisa científica (muito importante no estudo das próprias doenças) é usá-las na recuperação de tecidos celulares danificados.
Por indução, elas são capazes de produzir células semelhantes ao órgão afetado, salvando a criatura de uma doença incurável, como exemplo o cancro. Isto é louvável mas,....cautela, porque a natureza não gosta de quem ultrapasse os seus limites, e o reverso pode acontecer. Usar os meios que ela nos permite e desfrutar, mas nunca ultrapassar e desrespeitar.
A natureza é a natureza e não permite artificialismos...
Existem formas de obter células estaminais sem utilizar os embriões, como exemplo a placenta e o cordão umbilical que são células desfeitas naturalmente pela mãe no momento do parto, são vitais e podem ser utilizadas sem nenhum problema ético.
Poderá gostar de conhecer: