.
Estas simples reflexões tiveram como origem uma necessidade interior e uma busca dos meus valores de vida e da minha própria verdade. Foram ressurgindo numa nova descoberta, numa vontade enorme de desvendar o maior segredo da vida. Na busca constante do meu equilíbrio e da verdade. - Ana Paula Oliveira

Ser Humano, um espírito em evolução - Por Ana Paula Oliveira

"Quando o espírito atua na matéria para manifestação da vida biológica, Luís de Mattos o denominou de Força. Por que espírito é muito mais que inteligência. É Força organizadora. É Força pensante. É força inteligente." Fernando Faria

O Universo se compõe de Força e Matéria. O Princípio e o Fim, Unidade que se toca no seu extremo.

A Força é o agente ativo, inteligente e transformador. A Matéria é o elemento passivo, que em obediência a leis Universais e Naturais se transforma.

Assim, no Reino Mineral apenas predomina a Força, que atua sobre seus átomos e moléculas.
No Reino Vegetal além da Força, existe a componente Vida, que corresponde às funções biológicas, representadas pelos processos metabólicos celulares e de respiração.

No Reino Animal, além da Força, da Vida, predomina a Inteligência, sendo este um atributo fundamental para o espírito.

A partícula de força, mudando seu corpo físico (matéria), através dum processo evolutivo, passando de etapas simples até atingir a complexidade dum corpo humano vai atingir o patamar, que lhe permitirá obter a condição para encarnar como Ser Humano.

Encarnando o Espírito em corpo humano, mesmo que de classes menos evoluídas, é um Espírito, atingiu essa condição e não pode estar evoluindo do Reino Mineral, nem do Reino Vegetal, mas sim evoluindo do Reino Animal, atingindo a condição de ser hominal, ao descobrir a faculdade de livre arbítrio, que corresponde à vontade esclarecida pela razão, perante a consciência.

Assim a condição de Espírito, ultrapassa o conceito de Inteligência que também existente nos animais, duma forma primitiva.
O Espírito passa a possuir a capacidade de raciocinar de forma a compreender os seus pensamentos e sentimentos, usando a sua inteligência de forma livre pode escolher as melhores acções, através dos quais alcança a sua evolução espiritual.

Ser Humano, um espírito em evolução
Por Ana Paula Oliveira

Poderá gostar de conhecer:
 Atavismo