"A unidade supõe a continuidade. A correção das forças implica, impõe a sua unidade. A metamorfose da matéria é consequência da lei da continuidade. A sincretizacão das forças é consequência da lei de correlação." Antônio Pinheiro Guedes, Ciência Espírita
O corpo é matéria (tem forma, ocupa espaço, persiste) e o espírito é Força (produz efeito sobre o corpo material, não tem forma, não ocupa espaço, não permanece).
A origem dos seres, inicia-se a partir dum corpo, que toma forma através dum espírito. O espírito dá assim a forma ao corpo.
A matéria é composta por células que se unem, movimentam e dividem, constituindo os complexos processos biológicos, que são tutelados pela orientação do espírito. Assim, um corpo é orientado por um espírito que não tem sexo, dando origem ao corpo masculino ou feminino, consoante a necessidade de evolução espiritual.
A Força espiritual, através do movimento desloca as células e componentes necessários e este evento - a vida.
Faz-se então a diferença entre o sexo masculino e feminino pelo simples movimento de cromossomas (XY e XX).
Homem e mulher materialmente diferentes, em forma e constituição, assumem assim o efeito que o espírito processou.
A menina que se torna mulher, sabe que, anatômica e fisiologicamente adquiriu um corpo, que lhe proporcionará dar continuidade à humanidade. E esta é a principal diferença material que a mulher apresenta em relação ao homem.
Diferença, que por si só, produz funções especiais (como a maternidade), transmite maior sensibilidade e delicadeza, fazendo dela um ser mais frágil e produzindo efeitos sociais.
Ao ser masculino, pelo contrário, intensificam a sua robustez e força física, pelas suas características e em sociedade lhe cabe outro papel.
Mas a ambos lhe foram dados inteligência e capacidade de progredir - Evolução da Alma.
Toda a inferioridade moral, injustiça e crueldade que no mundo podemos observar são atos contrários as leis da natureza.
As criaturas (Homem ou mulher) deverão ter como princípio, a sua origem comum e em relação, usufruírem de igualdade de direitos, não deixando, nunca de aprimorar os seus deveres, oriundos no mundo espiritual.
Poderá gostar de conhecer: